Você já percebeu como o ensino experimental pode agregar mais aos seus alunos do que muitos métodos de interação tradicionais? Em um mundo em que as crianças estão cada vez mais na frente das telinhas – sejam elas do celular, do tablet, computador ou tv – o aumento de problemas visuais, posturais, de concentração e desenvolvimento se tornam cada vez mais presentes. E, claro, a batalha pela completa atenção dos pequenos fica mais acirrada.
Há diversas maneiras de entreter e ajudar os pequenos nos processos de aprendizado e desenvolvimento tanto dentro, quanto fora da sala de aula. Você sabia que o estímulo sonoro pode fazer com que os seus alunos sejam capazes de desenvolver habilidades únicas para uma boa formação pessoal? Além, é claro, de entretê-los. Isso mesmo, vamos falar sobre a importância de trabalhar a escuta na infância.
“Quando a criança está na fase escolar, é necessário enfatizar nelas a importância da escuta e da concentração, por isso é muito importante tirá-las de frente das telas e trabalhar mais os meios atenção”, diz Priscila Segala Lorenson, professora da turma do 2º ano fund. 1 do colégio Érica Santos, em São Paulo.
“Eu, muitas vezes, gosto de, na hora da leitura de um texto a qual tem poucas imagens, pedir aos alunos que fechem os olhos, apago as luzes e vou contando a história de forma bem elaborada, bem divertida com que eles se concentrem de tal maneira que se faz silêncio absoluto em sala. Costumo perguntar como imaginaram a cena, o personagem e, por fim, peço desenhos sobre o que escutaram”, afirma Priscila sobre sua experiência em sala de aula.
A exposição aos sons leva as crianças a aprenderem a linguagem. As suas habilidades de escuta também influenciam a sua capacidade de ler e escrever, inclusive as habilidades sociais. Em conversa com a psicóloga Patrícia Ferretti, ela diz que os primeiros anos de vida são marcados por ser um período em que a criança possui sensibilidade a estímulos vindos do ambiente, devido suas percepções sensoriais, dentre elas, a audição.
A doutora ainda contou que “no processo de estímulos auditivos, a criança pode expandir seus conhecimentos, aprimorar interações, reconhecer ambientes e objetos, facilitar sua aprendizagem, fala e linguagem e diminuir riscos de dificuldades cognitivas e linguísticas. Isso faz com que a criança cresça mais segura, atenta, cuidada e perspicaz. Além de sentir o esforço para suprir suas necessidades, sentir que lhe dão carinho, atenção, amor e cuidado”.
“Acredito que áudios sonoros em forma de música, podcasts, contação de história, entre outros, são valiosos instrumentos de educação. Pois com tanta tecnologia na mão deles desde cedo, quanto mais conseguirmos fazer com que eles possam usar a imaginação através da escuta, melhor será o desempenho deles na escola e na vida. O professor que trabalha com a escuta, terá não só alunos mais centrados, mas futuros adultos com mais capacidades de criação em trabalhos, vida pessoal etc”, diz Priscila.
Mas como colocar isso em prática na minha escola?
Comece incentivando os professores a preencherem o tempo das crianças com estímulos sonoros. O podcast A Incrível Nave Sonora, da Deezer, oferece exatamente essa experiência para os pequenos. É o primeiro podcast interativo voltado para o público infantil. Nós ouvimos e gostamos muito, é por isso que viemos te chamar para embarcar nessa nave com a gente!
A nave propõe uma imersão misturando a experiência em áudio com a criatividade. Em um passeio sonoro, as crianças são convidadas a mergulhar no mundo da imaginação. Em cada episódio, uma nave levará os ouvintes mirins para uma escuta guiada, passando por diversos ambientes diferentes, de cidades a florestas, fazendas, fundo do mar, caverna e até para dentro de um vulcão. Tudo narrado pelo Comandante da Nave, interpretado por Ricardo Fábio, o mesmo intérprete do desenho infantil Pocoyo, sucesso entre os pequenos.
Um dos episódios que mais gostamos foi a viagem para o Vento, o fenômeno natural é explicado e exposto de maneira muito interessante… Buscando sempre trabalhar as informações de forma educativa, explicando, por exemplo, a escala dos ventos, o podcast é uma boa maneira de apresentar e explicar esse fenômeno e outros fenômenos de maneira lúdica para a criança. Todos os episódios possuem ótimas referências e linguagens diferentes, como quando criam melodias com os sons que o ambiente oferece.
Não perca tempo, apresente esse podcast para os seus professores e responsáveis o quanto antes, acreditamos que será uma experiência incrível para os seus alunos e toda a turma. Ah, não se esqueça de incentivar os seus alunos à criação ativa após os episódios com desenhos e esculturas, tudo faz parte da vivência e do aprendizado.
Para finalizar, deixo a conclusão da prô Pri: “Deixe com que brinquem, corram, se divirtam e usem a criatividade, não é tarefa somente do educador na sala de aula, mas de toda estrutura familiar. Não importa como, mas tire um tempo com os pequenos, conte histórias, use o sentido motor e sensorial. Use recursos audíveis. Construir futuros é trabalhar no hoje com nossas crianças!”.
Acompanhe os próximos e-mails e as nossas mídias sociais porque teremos, em breve, um evento online com a Deezer para te mostrar que podcasts e narrativas infantis são caminhos alternativos para o excesso de telas.
Fique ligado e até a próxima!