Uma coisa é certa: o sucesso de qualquer escola depende, sobretudo, do bom desempenho da gestão escolar.
Via de regra, o objetivo principal da gestão é aplicar princípios e estratégias que ampliam a eficácia dos processos dentro da instituição, promovendo constantes melhorias no ensino.
Mas para que a gestão obtenha os resultados e a excelência desejados, ela precisa lidar com diversas frentes dentro da escola.
Neste texto, iremos abordar uma frente específica: a gestão financeira. E como estruturá-la de forma estratégica para obtenção de bons resultados.
Portanto, se o seu objetivo é ter previsibilidade, estabilidade e segurança financeira na sua escola, este texto é para você!
Boa leitura!
3 pilares fundamentais para uma gestão financeira escolar eficiente
Apesar da gestão escolar ser diferente de outros negócios, isso não significa que os gestores não enfrentam dificuldades comuns a qualquer outro tipo de empresa.
Nesse sentido, uma boa gestão financeira é vital para o funcionamento da escola, principalmente as de ensino privado.
Ela é a grande responsável por controlar o fluxo de caixa, o recebimento das mensalidades, a inadimplência, o pagamento de professores e demais funcionários e o planejamento financeiro para o futuro.
Inclusive, a falta de previsibilidade financeira nas escolas particulares é apontada como um dos principais desafios da gestão escolar.
Recentemente, uma pesquisa realizada pelo instituto Educbank de Educação e Cultura revelou que 61% dos gestores de instituições privadas consideram a inadimplência, o atraso dos pagamentos e o baixo capital de giro como os maiores problemas de gestão.
Com isso em mente, separamos 3 pilares essenciais para estruturar uma gestão financeira escolar eficiente.
1. Mensalidade escolar
A mensalidade escolar é a principal fonte de renda de uma instituição de ensino privada, em alguns casos, a única.
Isso faz com que os resultados positivos, a saúde financeira a longo prazo e o crescimento da escola estejam diretamente relacionados a essa precificação.
Nesse sentido, o primeiro passo para uma boa gestão financeira é garantir que a mensalidade escolar esteja alinhada com os objetivos da escola.
Para evitar erros e acertar na precificação, a gestão precisa:
- Analisar os concorrentes;
- Mapear as metas e o perfil da escola;
- Acompanhar e controlar todos os custos;
- Orçamento e planejamento a longo prazo.
Ao mapear e analisar todos os pontos listados acima você conseguirá calcular sua mensalidade e reduzirá as chances de errar nesse valor.
2. Inadimplência escolar
A inadimplência escolar é um problema que atinge milhares de famílias e instituições de ensino em todo o país.
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), o endividamento alcançou 77,9% das famílias brasileiras em 2022.
Como consequência a este número, diversas escolas precisam lidar com os atrasos e com o não pagamento das mensalidades.
O que compromete significativamente o financeiro dessas instituições.
A prova disso é que de acordo com o levantamento realizado pelo instituto Educbank de Educação e Cultura, 61% dos gestores de escolas particulares alegam que a inadimplência escolar, o atraso nas mensalidades e o baixo capital de giro são os principais problemas da gestão financeira.
Com isso em mente, iremos apontar 3 medidas para diminuir a taxa de inadimplência escolar:
- Filtre a entrada de alunos;
- Faça uma gestão de cobrança humanizada;
- Diversifique os meios de pagamento;
- Busque por soluções inovadoras que garantam a inadimplência zero.
3. Evasão, captação e retenção de alunos
Tão importante quanto conseguir novos clientes, é gerar valor durante toda a jornada daqueles que você já conseguiu, para que eles permaneçam com você e continuem rentabilizando pelo máximo de tempo possível.
Essa é uma lógica muito aplicada e debatida no ambiente empresarial, mas que com certeza deve ser incorporada pela gestão escolar.
Reter alunos, reduzir as taxas de evasão e captar novos alunos são práticas indispensáveis em qualquer instituição privada de ensino.
Todavia, isso não significa que seja uma tarefa fácil.
Uma pesquisa revelou que colégios privados perderam quase um milhão de alunos durante a pandemia.
Ainda que a pandemia tenha protagonizado nesse cenário, a crise financeira que se instaurou também contribuiu (e muito!) para sua perpetuação. Fato que as escolas particulares sentem até hoje e devem continuar sentindo nos próximos anos.
Nas palavras de Priscila Cruz, cofundadora do Todos Pela Educação, a evasão “também teve a ver com a queda no rendimento das famílias, dessa classe média que, com muito custo, coloca seus filhos nas escolas particulares”.
Com menos alunos, as escolas tiveram menos dinheiro em caixa e, consequentemente, muito menos previsibilidade e segurança financeira.
O fato é que, com tudo isso, sentindo o forte impacto causado por essa evasão nas escolas particulares, a necessidade de investir ainda mais na retenção dos alunos e buscar alternativas para captação de novos, ganharam força.
Nesse sentido, Danilo Costa, fundador do Educbank e ex-mantenedor das escolas vereda, que captou mais de 2 mil alunos em seu primeiro ano, e Christian Rocha Coelho, especialista em andragogia e diretor de planejamento na Rabbit Partnership, dão dicas importantes sobre captação de alunos em 2023.
Basta dar play no vídeo abaixo para conferir!
Como o Educbank contribui com a Gestão Financeira Escolar
Se você chegou até aqui, é porque entende a importância da gestão financeira escolar para qualquer instituição de ensino.
Como ter uma gestão financeira escolar eficaz, que preza pela excelência e pela qualidade educacional, se quando chega no dia 4, véspera do pagamento de professores e funcionários, você precisa se preocupar com as mensalidades que ainda não entraram?
É pensando nisso que o Educbank leva crédito e apoia instituições de ensino que nunca foram contempladas com programas de incentivo econômico.
Nesse sentido, nós garantimos que escolas apoiadas recebam 100% das mensalidades integralmente e em dia.
Assim, com fluxo de caixa positivo o ano todo, com segurança e previsibilidade, sem ter a inadimplência como impeditivo, os gestores têm mais liberdade para focar no que realmente importa.
A gestão financeira da sua empresa não poderia ser mais eficaz com a combinação QI + Educbank. Com essa integração, você otimiza todos os processos, além de garantir segurança administrativa financeira.
Para conhecer mais sobre o maior programa de apoio financeiro para escolas da América Latina, basta acessar o canal oficial da nossa parceira.