Financeiro

Inadimplência escolar: como lidar nesse período de pandemia?

Devido ao isolamento social que a pandemia do covid-19 nos trouxe, aumentou o número de inadimplência nas escolas do Brasil. Os gestores educacionais precisam ser cuidadosos com os pais e responsáveis por se tratar de um assunto, em um momento, delicado. Certo. Como você está lidando com este fator nessa quarentena? Vamos esclarecer alguns pontos e dar dicas de como não deixar afetar o seu negócio.

O que leva à inadimplência?

Podemos pensar em dois pontos importantes. O primeiro é a falta de recursos de pais ou responsáveis que tiveram o financeiro abatido. O segundo é precaução desses pais e responsáveis em abrir mão de alguns investimentos para garantirem outros que os julgam mais importantes, junto à incerteza do futuro próximo. Ambos são compreensíveis, porém, para cada razão há uma ação diferente que a escola deve seguir.

Como lidar?

  • A primeira ação a ser tomada é manter a confiança no seu negócio e a certeza de que será feito o melhor para as duas partes.
  • Procure saber o motivo do responsável financeiro de seu aluno inadimplente. Tenha empatia e compreensão, porém coloque os pontos relevantes da escola em relação ao problema.
  • Não proíba o aluno de realizar provas e trabalhos.
  • Procure seguir o Código de Defesa do Consumidor e os artigos 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro.
  • Lembre-se que a escola não pode pedir o desligamento do aluno enquanto estiver em tempo de aula.
  • Não se sinta na obrigação de oferecer novas condições de pagamento. Aja de acordo com o seu planejamento financeiro.
  • Não aceite a rematrícula do aluno, até que a inadimplência seja resolvida ou negociada.
  • Tenha consciência do momento em que estamos passando e mantenha a mente aberta.

Como evitar?

  • Logo na matrícula do aluno, deixe os pais ou responsáveis cientes do processo de inadimplência.
  • Encaminhe lembretes do vencimento da mensalidade.
  • Seja atencioso para acolher os pais que passam por dificuldades.
  • Invista para que a sua equipe de comunicação faça um bom trabalho no pós-matrícula.
  • Faça sorteios e estímulos para quem realiza o pagamento em dia.
  • Usufrua do seu sistema de gerenciamento escolar, programando comunicados referentes aos vencimentos para os pais receberem mais facilmente.

E, mais que isso, tenha o controle financeiro da sua escola. Saiba onde pode investir mais e onde deve segurar os gastos, o que varia muito de escola para escola. Por isso é preciso conhecer o seu público e a sua instituição, assim, passará por esse momento de maneira mais tranquila.

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