Você não está olhando para 2022 ainda? Aconselho começar a olhar

Final do ano chegou e a pergunta que não quer calar é: você vai fazer o seu planejamento de 2022 agora ou vai deixar para janeiro?

Lembre-se que planejar um ano letivo vai além de definir conteúdo, o que já leva uma dose de energia considerável.

Você quer uma dica? Faça o quanto antes!

É comum iniciar o ano e a escola apresentar uma lista de tarefas para colocar em prática, reuniões e mais reuniões são comuns nas primeiras semanas. Sabe por que? É preciso puxar todos os dados do ano anterior e analisar, para depois conseguir planejar o novo ciclo. Isso costuma deixar a equipe sobrecarregada desde o início, o que pode interferir no desempenho dos gestores e educadores.

Imagine a seguinte situação: o seu ano começou, você ainda não analisou os dados do ano anterior e precisa decidir sobre o investimento de um fornecedor que fará a diferença no futuro da sua escola. O que você faz? Você tem os valores do ciclo passado, porém, não tem a análise e a projeção deles. Você sabe se vai conseguir arcar com todas as despesas? E os reajustes, como ficam? É muita coisa para ser organizada antes de colocar em prática. Por isso é importante começar este processo o quanto antes você puder.

É natural que as escolas, tenham certa barreira quando o assunto é planejamento, até porque, as escolas são boas em educar e não, necessariamente, em planejar. É por isso que eu estou aqui hoje, para te ajudar a organizar os seus dados e planos.

Aproveite o fechamento do ano de 2021 para já se preparar, organizando e analisando todos os dados, projetos, projeções e metas. É necessário separar as frentes que serão foco do seu planejamento. Estamos falando de 3 grandes temas: financeiro, acadêmico e pedagógico.

Financeiro – Levante as principais entradas e saídas do ano e analise, decidindo, em prioridades, o que vai ou não manter no próximo ano. Caso você tenha um software de gerenciamento financeiro, tire os relatórios para te ajudar. Neste momento, você também vai colocar em pauta o que pretende investir além do que já tem. Converse com o seu marketing e analise as projeções para o próximo ano.

Acadêmico – Quando o assunto é acadêmico, há uma ligação com o financeiro e também o pedagógico. É nele que você vai definir as turmas, quantidade de alunos por turma, gerenciar os documentos dos alunos, assim como as condições de bolsas, juntamente com o financeiro. A carga horária de aulas e cursos extracurriculares também são com o acadêmico, avalie e decida quais serão os cursos que podem agregar no aprendizado e desenvolvimento dos seus alunos.

Pedagógico – Então, será com o diretor e coordenador pedagógicos que você vai definir o conteúdo do ano. Com ele, você vai revisar e estabelecer a forma de avaliação e o cálculo de notas. É neste momento que você também vai olhar para a BNCC e regular a sua instituição, caso não o tenha feito ainda, assim, estará de acordo com o documento normativo. Lembrando que o Novo Ensino Médio será obrigatório a partir de 2022, então se adapte e ajude os alunos às mudanças, principalmente com os itinerários formativos.

Ufa, é muita coisa mesmo, não é?

Então já se prepare e adiante tudo o que você puder. Aproveite que você ainda está com esses pontos frescos na mente, assim, você vai poder descansar melhor, sem pensar na lista gigante de tarefas na volta às aulas. Além, é claro, de otimizar o seu tempo em janeiro, utilizando para conteúdos e assuntos propícios ao início de ano letivo.

Fique ligado aos conteúdos do blog QI e compartilhe essas dicas!

Até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *