Cuidados com os alimentos: saiba como higienizar em tempo de pandemia

Em combate ao COVID-19 e a outros vírus espalhados pelo planeta, aumentar a imunidade é fundamental neste momento de pandemia. Muitas pessoas têm cuidado da saúde ingerindo alimentos ricos em vitaminas, os famosos alimentos coloridos, nomeados também como folhas, verduras, legumes e frutas. Porém, não podemos confiar 100% nos alimentos extraídos diretamente da natureza. Mesmo nos mercados e feiras orgânicas, as quais vendem produtos sem agrotóxicos, por exemplo, é necessária uma boa higiene. Não se trata do alimento possuir ou não produtos químicos, o que diminui a porcentagem das suas propriedades, se trata de alimentos que são preparados e ingeridos da maneira em que são plantados, expostos ao ar livre, mesmo lugar em que os vírus e bactérias podem se fazer presentes de maneira muito fácil.

Vamos começar falando sobre a durabilidade destes alimentos. Tratando de hortifrúti, temos uma longa variação sobre o tempo de validade. Os alimentos que vem debaixo da terra, como a cenoura e a batata, são os alimentos de maior durabilidade, podem durar de 2 a 4 semanas. Assim como os alimentos de casca dura, por exemplo, a abóbora e o chuchu, estes, podem durar até meses. Frutas como laranja e limão, vai depender o quão maduro você comprar, pode variar de 7 a 15 dias de longevidade. Já as hortaliças de cor mais escura, como couve e coentro, tem uma durabilidade menor, precisando ser utilizadas em até poucos dias após a compra.

Para evitar a transmissão viral, incluindo também, bactérias e fungos, é necessária uma boa higienização destes alimentos. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2020), os alimentos devem ser lavados com água corrente, podendo-se utilizar também uma bucha ou escovinha destinadas somente a essa finalidade, “Os procedimentos de lavagem dos alimentos em água corrente e a retirada de cascas e folhas externas contribuem para a redução dos resíduos de agrotóxicos presentes no exterior, apesar de serem incapazes de eliminar aqueles contidos no interior dos alimentos.” Eles devem ser guardados todos na geladeira e em recipiente aberto, como uma cesta com frestas.

E então, como você anda cuidando dos seus alimentos e da saúde da sua família? Lembrando que estes procedimentos são essenciais, independente de pandemia, pois todo cuidado gera menos risco de qualquer doença.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.