Quarentena & oportunidade

Em tempo de alunos e professores isolados em quarentena em suas casas no meio do semestre, quem tem a tecnologia ao seu lado, fica à frente. Não podemos deixar os nossos alunos longe dos processos de aprendizagem, não é mesmo? É aí que a tecnologia entra a nosso favor. Não se preocupe com o planejamento acadêmico da sua escola, a QI ajuda você cumpri-lo com tanto sucesso quanto se estivesse pessoalmente com a turma.

 

NÃO PARE NA QUARENTENA

Neste momento, você pode questionar “Terei mesmo que parar as aulas, dinâmicas, atividades com os alunos?”. Sim, muita gente pode pensar desta maneira e, de fato, travar as atividades. Porém, não. Você não terá que parar as aulas, dinâmicas e atividades da turma, apenas substituir os meios.

Para você não precisar romper com o processo de aprendizagem dos alunos, é preciso tomar algumas medidas:

 

COMUNICAÇÃO CONTÍNUA

Use e abuse dos meios de comunicação online para planejar e tratar das próximas medidas com a sua equipe de colaboradores. Compreensão e empatia são fundamentais para uma comunicação saudável.

Neste momento, é necessário redobrar a comunicação com a família. Utilize os portais de relacionamento com os pais para enviar conteúdo de cuidados, dicas e de possíveis atividades que eles podem fazer com os filhos em casa, lembrando que as atividades em família são enriquecedoras para o desenvolvimento da criança. Mostre aos pais que a sua escola continua zelando pelos seus alunos.

 

AULAS ONLINE

Hoje as aulas a distância estão evoluindo bem para garantir o mesmo sucesso das aulas presenciais. Mantenha o horário das aulas, envie um link de acesso para os alunos e continue ensinando. Seja criativo, faça dinâmicas com eles e descubra que o mundo virtual pode agregar e muito o aprendizado das jovens crianças. Disponibilize também conteúdos extra classe, como atividades e cursos online.

OBS.: Nos casos das crianças mais novas, se lembre de conversar com os pais sobre a metodologia adaptada para este momento.

Indicação: DW 360 (desconto para parceiro QI) ; Edutt – Plataforma Estreaming

 

CURSOS ONLINE

Você, gestor, coordenador, diretor e professor, não fique de fora do conhecimento virtual. Além de utilizar a distância a favor da tecnologia, aproveite para utilizar o seu tempo para consumir conteúdo online. Mergulhe em cursos e treinamentos virtuais, assim, quando você voltar às atividades normais, estará mais rico em conhecimento. Há diversas empresas disponibilizando cursos gratuitos para você também.

Indicação: Impacta ; Idapt

 

CUIDADOS

O mundo digital pode trazer alguns riscos para as crianças e também para nós, vejamos:

A internet é um mundo que podemos encontrar de tudo com uma certa facilidade. Instrua os pais para bloquear certos sites e acompanhar os filhos nas atividades online, além de evitar entrar em páginas impróprias, colabora no relacionamento deles com as crianças, lembrando que “pais presentes” vai além de estar no mesmo ambiente.

Outro cuidado que deve se ter, neste caso é válido para os adultos também, é com a vista. Os olhos são prejudicados com a alta exposição às telas, aqui inclui computadores, celulares, tablets e a própria televisão. Nos computadores e celulares mais novos, há uma configuração que evita danificar a visão, é o “filtro azul” ou ”luz azul”. Entre nas configurações dos aparelhos e deixe este filtro permanentemente. Porém, não exclui o cuidado necessário quanto a isso. Além de atividades online, disponibilize atividades manuais e físicas, mesmo estando em casa. E para você, busque atividades como ler um livro e se exercitar.

 

E então, você ainda acha que a quarentena é uma barreira?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.