Vamos arrumar a casa? A sua equipe precisa de você!

No mês de janeiro a escola costuma estar vazia, com menos barulho nos corredores, porém com uma gritaria na mente, não é mesmo?

O ano começa e o ciclo se inicia novamente. Planejamentos, novas ações, novo time…

Você já pensou em tudo o que precisa ser feito? Por onde começar?

Eu vou te dar uma dica. Comece cuidando do seu time!

Sabemos que as escolas precisam pensar nos seus alunos e na educação deles, mas nada adianta se a sua equipe não estiver preparada.

As tarefas que forem planejadas para todo o ano precisam estar de acordo com quem vai executá-las, assim como a pessoa que for executar tais atividades, precisa estar alinhada com cada uma delas.

Sendo assim, aproveite que os alunos ainda não voltaram às aulas e se preocupe em cuidar do seu time. Ouça cada um dos seus integrantes, dê o suporte que eles precisam, tenha a mente aberta para receber novas ideias e tenha empatia.

Para te ajudar a preparar a sua equipe para o novo ano, eu trouxe o especialista em gestão educacional, Victor Cosme, ele vai te mostrar alguns segredos sobre a gestão de pessoas nas escolas.

1. Reforce o conceito de time:

Reúna o time todo. Se não for possível, chame cada um dos “formadores de opinião”, aquelas pessoas com alta ascendência sobre os demais. Independente do cargo. Traga-os para perto de você. Com sinceridade, explique que a sobrevivência do negócio e dos empregos depende de… TODOS. Faça-os “comprar” e espalhar esta ideia.

2. Seja transparente:

A realidade mudou. É preciso que todos na equipe tenham ciência disto. Compartilhe suas preocupações e suas esperanças. Lembre que todos estão inseguros. Mostre o caminho. E responda tudo o que as pessoas perguntarem. Com transparência. As pessoas estão esperando por isto.

3. Crie combinados sólidos:

Não poupe tempo esclarecendo quais as novas regras do jogo. Por exemplo, como serão as relações pessoais no trabalho este ano? Não tenha medo de colocar assuntos delicados em pauta. E registre tudo. Preferencialmente com as assinaturas de todos os envolvidos. Como dizem nossos avós: “O que é tratado não é caro”.

4. Dê espaço para o novo:

Transforme sua equipe em uma usina de ideias (não numa oficina de reparos). Incentive seu time a trazer novas ideias para a escola. Participação gera comprometimento. Existem muitas oportunidades de evolução da sua instituição de ensino escondidas esperando para serem descobertas por outros olhares. A criatividade é como um músculo. Precisa de exercício e persistência.

5. Crie novas competências:

Capacite os profissionais do seu time. “E o que há algum tempo era jovem e novo, hoje é antigo. E precisamos todos rejuvenescer.” Talvez nunca tenhamos visto uma situação onde novas competências são tão necessárias. E isto não quer dizer obrigatoriamente um grande investimento. Conhecimento passou a ser o maior ativo. Procure, escolha, não se conforme.

6. Seja resiliente:

Pode não ser fácil. Crie uma rotina de automotivação. Acorde, desenhe mentalmente (ou coloque no papel) o que deseja para o dia. Coloque-se em movimento. Encare os problemas de frente. Concentre-se no vital. Aprenda a gostar do que você precisa fazer. E no outro dia… Faça o mesmo. Seja exemplo. As pessoas do time estão esperando para se inspirar em você.

Deixando a sua equipe motivada e desenvolvida, a escola estará pronta para receber os seus alunos e familiares. Lembre-se da importância de manter a comunicação e atenção interna durante os processos de todo o ano. Caso precise de mudanças durante o ano letivo, reúna os líderes e, juntos, encontrem a melhor maneira de seguir com o cronograma.

#Olá2022!

Para ver mais conteúdos do Victor Cosme, acesse: victorcosme.com.br