Acadêmico

A sua instituição sofre com perdas de alunos?

Este é um assunto um tanto delicado, porém, com algumas atitudes certeiras, você pode mudar o cenário na sua escola. Sabemos que muitos fatores podem contar para os pais tirarem os seus filhos de uma escola e coloca-los em outra. Quando este cenário é permanente e agravante, acaba tirando o sono do gestor, não é mesmo?

Antes de se preocupar e apelar para as ações extremas, vamos analisar os fatos.

Um ponto muito importante deve estar sempre na resolução deste problema: o fato do aluno um dia ter escolhido a sua escola. A primeira coisa a se fazer é pensar nos motivos que levaram os pais da criança escolherem a sua instituição de ensino. Faça isso e você terá uma boa base para trazer este aluno e os pais de volta.

Separamos alguns dos principais motivos desta causa para ajudar a reverter essa perda de alunos na sua instituição:

  • Planejamento: Um dos maiores motivos é a falta de planejamento e objetivo que deve ser alcançado. Faça o planejamento se baseando no ano anterior, analisando o que foi bom e o que pode ser melhorado.
  • Atendimento: O atendimento é o cartão de visita da sua escola, o que pode tornar um diferencial competitivo. Um bom atendimento fideliza e traz novos clientes.
  • Desorganização: Devido à falta de organização interna por diversos motivos como: atendimento ruim, falta de comunicação, prazos, tecnologia e funcionários incapacitados, pode então, desmotivar os alunos. Fique atento, organização é tudo!
  • Gestão escolar: Um sistema eficiente, ajuda na parte interna e nas relações da escola. Ter um sistema que auxilia na parte administrativa e acadêmica da escola, tanto quanto na parte pedagógica, trazendo eficiência e agilidade para a escola, um bom acompanhamento da vida escolar do aluno e conforto para os pais.

Além destes motivos, que podemos classifica-los como indiretos, ou internos, podem ocorrer outros externos, ou visuais. Como a falta de um ambiente x, uma certa aula diferenciada, um aplicativo para os pais e alunos, e por aí vai. Procure sempre diferenciais eficazes para a sua escola.

Após analisar todos estes possíveis motivos, resolva os pontos que precisam ser melhorados faça com que os pais e os alunos notem. Coloque um aviso, um “Boa notícia” nos recados, nas redes sociais e nas apresentações, já chama a atenção. Lembre-se, os pais adoram novidades, ainda mais quando elas colaboram para o aprendizado e desenvolvimento da criança. Se o motivo dos pais forem algum dos pontos externos, faça chegar este aviso até ele. Mas cuidado, não faça parecer desesperado para ter o aluno de volta, procure realizar uma comunicação confiante e saudável.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *